Apresentação
Quando falamos sobre redes digitais, a questão está longe de ser meramente de acesso tecnológico. As redes sociais digitais estão provando que o ser humano deseja participar e desenvolver as competências e habilidades cognitivas e sociais para se tornar um cidadão híbrido, vivendo simultaneamente nas interconexões hoje inconsúteis da realidade física e virtual. Passamos rapidamente de uma Web estática para uma Web dinâmica, de uma Web de páginas para uma Web de plataformas participativas, em uma miríade de ambientes de conversação. É para o leque de questões candentes descortinadas pelo mundo digital que os ensaios aqui reunidos estão dedicados. O livro foi organizado por grupos temáticos: (a) Politização das redes; (b) Subjetividades em redes; (c) Linguagens e fluxos; (d) Faces e interfaces; (e) Pesquisas e métricas. Os tópicos são eloquentes na demonstração da diversidade de aspectos com que a vida digital está hoje nos desafiando, tópicos que são aqui trabalhados tanto do ponto de vista teórico, conceitual quanto do ponto de vista empírico, respondendo pari passu à sismografia do universo das redes.
Para adquirir o livro acesse: Editora Estação das Letras e Cores.
Sumário
POLITIZAÇÃO NAS REDES
Netativismo e ação social na época das redes – Massimo Di Felice. 13
Sentidos da multidão: redes sociais como forma dispersa do aglomerado – Marcos Bastos. 27
SUBJETIVIDADES EM REDE
O sujeito traduzido das redes sociais da internet – Patrícia Fonseca Fanaya. 45
Jogos de (in)visibilidade e performance hiperespetacular – Cíntia Dal Bello. 61
As performances subjetivas na espetacularização dos corpos – Lucia Santaella e Mariane Almeida. 77
LINGUAGENS E FLUXOS
Dialogismo no Facebook – Thiago Mittermayer e Lucia Santaella. 91
O Twitter como pós-linguagem – Fábio Fernandes. 101
Um olhar semiótico sobre CityVille do Facebook – Patricia Coelho. 105
FACES E INTERFACES
Rede das redes sociotecnológicas – Magaly Prado e Roger Pascoal. 131
Espaços sociais digitais complexos de MMORPGS – Marcelo de Mattos Salgado. 143
A sinalização sociocultural do design do Facebook – Caio Favero. 159
PESQUISAS E MÉTRICAS
Desafios das redes digitais para o marketing – Maria Collier de Mendonça, Valéria Rossi e Eduardo D’Ávila. 177
Sociabilidade e processos de autoestilização nas redes digitais – Mariane Cara e Fabio Almeida. 191
O celular é a bicicleta – Kalynka Cruz e Lucia Santaella. 205