2013 – Palestra Vídeo Expandido com Oliver Schultz

Palestra Vídeo Expandido com Oliver Schultz

Palestra Vídeo Expandido com Oliver Schultz


PALESTRA COM OLIVER LERONE SCHULTZ: 
“Vídeo expandido e modos de projeção: refigurações do vídeo na era pós-midiática”

O TIDD e o Sociotramas convidam a todos para a palestra  “Vídeo expandido e modos de projeção: refigurações do vídeo na era pós-midiática”, com o pesquisador Oliver Lerone Schultz, do Centre for Digital Culture (Leuphana University).

Dia 29 de outubro, às 19h
Na PUC-SP, Campus Consolação
Rua Caio Prado 102 — Auditório do 1º. Andar.

A Palestra:
O contexto pós-midiático gerou uma dispersão do fenômeno do vídeo por diversos campos, formatos e funções. O vídeo reconfigurou a esfera midiática introduzindo novas relações espaço-temporais, novos horizontes coletivos, novos posicionamentos sociais e sua linguagem revelou-se como um importante lubrificante no fenômeno da globalização.

“Vídeo Vernacular” e “Vídeo Vortex” são designações correntes que indicam esta importância do vídeo. Há também teóricos que falam da “vida interior das esferas do vídeo” (Treske), do “carnaval das novas telas” (Stiegler) e, ainda, de um “modo cinemático de produção” (Beller).

Buscando razões para a prevalência do vídeo como formato central e pluriformal do atual complexo sistema sociocultural, esta apresentação tratará dos “modos de projeção” atuais e de possíveis sentidos e potencialidades para uso do vídeo como instrumento contemporâneo de linguagem.

O Palestrante:
Oliver Lerone Schultz é pesquisador do Centre for Digital Cultures (CDC), na Leuphana Universität Lüneburg, trabalha no “Moving Image Lab” e no “Common Media Lab” (CML), onde é também um dos curadores e coordenadores do “Post-Media Lab” — em colaboração com a revista inglesa MUTE e com o festival transmediale/reSource de Berlim. Estudou filosofia, história da ciência, ciências cognitivas e etnologia. Desenvolveu pesquisas sobre teoria das mídias, Vídeo Expandido e Imagecultures, as quais geraram publicações sobre McLuhan, “Augmented Embodiment” e “IMAGE MATCH — Visual transfer, ‘imagesacapes’ and intervisuality in global image cultures” na Alemanha.

Inscrições gratuitas (o auditório será ocupado por ordem de chegada).
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s