Construindo a sua audiência

Por Anyzaura Vieira Voltolini

As redes sociais digitais trouxeram inovação na forma de relacionamento e, ainda, podemos dizer que houve certa evolução nos métodos de comunicação antes adotados.

A publicidade não ia ficar de fora dessas mudanças: ela sempre buscou se identificar e se aproximar do seu público e, atualmente, as redes sociais digitais expandiram esse meio de atuação, abrindo um caminho mais límpido e aproximando esse horizonte antes mais custoso de se alcançar.

Sabendo de toda essa potência marqueteira, Mark Zuckerberg não poderia ficar de fora. Logo criou-se o Facebook Ads, que nada mais é uma versão “facebuquiana” do Google Adwords. Só que aqui, a seleção do anúncio e cliques é medida pela timeline dos usuários, ou seja, por suas afinidades e assuntos que lhes interessam.

As mídias impressas, como o jornal, por exemplo, é uma plataforma sem muitas possibilidades, em questão de entretenimento e inovação. Os anúncios dependem da criatividade, das ferramentas e dos recursos financeiros disponíveis. Nas redes sociais digitais não é muito diferente. Essa inovação e eficácia publicitária também vem de acordo com esses fatores citados acima. Mas… há muito mais possibilidades a serem exploradas e aproveitadas.

Como por exemplo, o vídeo nada mais é que o aproveitamento da vontade de entreter com a preguiça do usuário de ler… O vídeo motiva, emociona, passando a informação de forma impactante e surpreendente: já vimos as discussões sobre narrativas e as diversas formas de comunicação presentes nelas. A importância do vídeo se entende além das telas da TV e monitores. O Marketing Mobile vem sendo fortemente trabalhado, trazendo ainda mais essas qualidades para o branding. Nos smartphones, as pessoas buscam informação rápida, pois sua utilização está proporcionalmente relacionada às necessidades do cotidiano. Para quem lê sempre os artigos do blog, já sabe que a informação está cada vez mais rápida — e sua dissolução, também. Por isso, o mobile está mudando a forma de trazer essa informação. A produção, veiculação e seu conteúdo são diferentes. Quanto mais rápida e enxuta for a informação, mais viral ela se torna no meio mobile.

Assim são os infográficos. Conteúdo importante, mas apresentado de forma divertida de chamativa. Veja, a seguir, um que aborda a temática do vídeo mobile, suas estatísticas de visualizações e, ainda, a necessidade do uso dos vídeos em publicidades mobile:

Infográfico disponível no site: http://viverdeblog.com/video-marketing/

Infográfico disponível no site: http://viverdeblog.com/video-marketing/

As plataformas digitais oferecem maior número de ferramentas que ajudam na hora de chegar ao seu público-alvo e surpreendê-lo ainda mais. Assim, o marketing de conteúdo vem arrebatando as técnicas publicitárias a um nível mais inovador e cotidiano à vida de seu público. Novas metodologias de abordagem e conquista do público surgiram e outros objetivos também. Hoje, o importante não é só a compra, mas a aproximação, confiança, amizade e credibilidade da marca com o consumidor.

O marketing de atração (ou Inbound Marketing) cobre cada passo da informação em rede e cada etapa do ciclo de vida da propaganda. O uso de várias plataformas digitais e a integração delas nos negócios é essencial para a sobrevivência do marketing de conteúdo trabalhando pela marca. O sucesso on-line não acontece sem querer de acordo com a aceitação do público. Ele é muito bem trabalhado e precisamente criado, distribuído nos canais certos e nos momentos adequados.

A internet, hoje, é recheada disso. Transborda publicidade. Além disso, nosso próprio perfil, em nossas redes sociais digitais, é nossa pessoal publicidade. Já parou para pensar nisso?

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