Listas e efemérides: top 5 das redes sociais musicais e de outras tendências

Por Magaly Prado

listasmusicais_sociotramas01

Estou em férias e sem computador. Vamos com teclado gringo, mandando links pelo celular, com o Word mudando para linguagem estrangeira etc. Parece quando comecei no meio da década de 1990, quando precisava de mil sinaizinhos para compor o texto. Lembro-me que, quando passei a escrever abertamente no ambiente digital (e não parei mais), trabalhava com a equipe que criou a Folha.com — logo na estreia virou Folha Online e, depois, voltou a ser Folha.com. Na virada de 1999 para 2000, já recebíamos forte orientação da diretora-executiva Ana Busch de (sempre que possível) montarmos listas, porque elas davam muita visibilidade. Assim, fazíamos.

Passados 15 anos, a onda continua crescendo forte e sites com a mania de listas pipocam na internet. O Buzzfeed, apesar de fazer sucesso com um misto de viral e quizz, é um dos mais acessados também por conta de suas listas.

Como estamos em 13 de julho — dia mundial do rock há 30 anos — lembrei do livro/filme “Alta Fidelidade”, de Stephen Frears, com o ator John Cusack como protagonista; e, pesquisando, descobri que o livro de Nick Hornby foi adaptado para o cinema exatamente em 2000.

Alta Fidelidade incentivou e aflorou a mania por listas. A história de Rob, dono de loja de discos — de vinil, diga-se de passagem — e profundo conhecedor de rock e música pop, passa a questionar sua vida por meio de listagens do estilo top 5.

listasmusicais_sociotramas02

Depois do fim de um relacionamento, ele entra em parafuso e começa a relembrar os cinco piores términos de namoro. A partir daí, inúmeras outras listas pontuam todo o filme.

13 de julho

Então, em homenagem ao Dia Mundial do Rock, 13 de julho — data em que o Brasil celebra anualmente o rock e escolhida em homenagem ao Live Aid, megaevento cujo objetivo principal era o fim da fome na Etiópia, que aconteceu nesse dia em 1985 (de quebra, exatamente no dia em que minha filha Jackie nasceu) — preparei um top5 de redes sociais musicais. Prefiro não considerar o YouTube, que inclusive completa 20 anos agora. Apesar de ser tão popular na busca de músicas, traz muitas outras possibilidades.

Top 5 redes sociais musicais

  1. Last FM ara mostrar uma rede mais antiga, da época da Pandora (não disponível mais no Brasil), da Musicovery, da MySpace — que, por sua vez, não entra na lista porque nunca a usei paralistagens.listasmusicais_sociotramas03
  2. Spotify — acesso a milhões de músicas.listasmusicais_sociotramas04
  3. Vagalume sempre funcionou bem para buscar letras.listasmusicais_sociotramas05
  4. Songza — ponto forte: as recomendações dos humanos usuários da rede, e não só via algoritmos. Pena que ainda não está no Brasil. Só hackeando com uma senha internacional emprestada.listasmusicais_sociotramas06
  5. Soundcloud boa de listar tagueando e relistar listas de outros humanos com a mesma tag. Imagem da lista Ciberativismo de músicas de protesto de 2013 a 2014, exercício de transmídia de Brenda Amaral com meu livro recém-lançado “Ciberativismo e Noticiário – da mídia torpedista às redes sociais”.listasmusicais_sociotramas07

Top 5 Tendências

Para não ficarmos somente na música, o site Intuitiva replicou a lista de tendências das redes sociais para 2015 do site Statista; dentre as alternativas, escolhi 5 delas:

  1. As redes sociais serão progressivamente mais desenhadas para os dispositivos móveis;
  2. As imagens serão utilizadas de forma ainda mais intensiva;
  3. Os vídeos curtos também serão mais utilizados;
  4. As empresas tentarão uma abordagem cada vez mais viral;
  5. A criatividade será a principal necessidade.

Top 5 redes sociais futuras

Listo, por fim, cinco redes sociais dentre as elencadas pelo site Código Fonte que ainda podem vingar em 2015:

  1. Ello — livre de propagandas
  2. Boxego — publicações privadas
  3. Pineventz — concorrente do Pinterest
  4. Yappie — microblogging em áudio
  5. Snapzu — usuários podem ficar anônimos se desejarem

Faça sua lista e mande para nós.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s