Do livro impresso ao game digital: uma nova tendência no país

Por Patricia Coelho

projetolivroegame_sociotramas

Na atualidade, ninguém mais duvida que, com as transformações advindas da evolução da Internet, várias esferas de nossa sociedade foram transformadas; dentre elas, destaco, o ensino.

O ensino tradicional como vinha sendo compreendido por muitos anos, no qual o professor é o detentor do saber — e, por isso, ensina e o aluno, passivo, aprende — não se encaixa mais nos nossos dias. Há, portanto, uma ruptura com a antiga imagem idealizada do espaço escolar.

Os alunos, nativos digitais, ao chegarem à escola trazem um tipo de conhecimento que muitas vezes é ignorado e até mesmo desconhecido pelo professor: o digital. Assim sendo, atualmente, um dos maiores problemas enfrentados pelos educadores é o modo de apresentar os conteúdos disciplinares, pois esses se questionam não somente sobre o que ensinar, mas sobre o como ensinar.

Profissionais atentos a essas duas questões começam a realizar distintas ações em nosso país. Dentre eles, destaco o Projeto Livro e Game, idealizado pelo gestor cultural Celso Santiago. O projeto realiza a adaptação de obras da literatura brasileira e as transforma em game.

O projeto disponível aqui apresenta, até o momento (11/09/2014), três obras literárias que foram transformadas em games educativos. A saber: Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida; Dom Casmurro, de Machado de Assis; e O cortiço, de Aluísio Azevedo.

Os livros impressos, ao transformar-se em game educativo, permitem ao aluno-leitor interagir com a narrativa e com diferentes protagonistas e personagens da história, o que colabora com a aprendizagem do aluno nativo digital e torna o conteúdo do livro mais interessante. Assim sendo, o jogo eletrônico permite que o aluno-jogador aprenda enquanto brinca. Logo, verificamos que a iniciativa do Projeto livro e game auxilia o ambiente escolar e torna a leitura do livro literário mais divertida, pois explora e concretiza novas possibilidades de interação, jogabilidade e usabilidade, características das novas mídias que nos permitem estar conectados todo o tempo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s