Web novela, nova tendência no Universo Digital

Patrícia Coelho

WebNovela01_Sociotramas

Com o desenvolvimento da web 2.0, as mídias foram se transformando e surgiram novas formas de comunicação, dentre elas, a Web novela. A novela sempre fez muito sucesso no Brasil e, conforme ressalta Martin-Barbero (2003), ela funciona como o principal agente de mediação cultural de um país.

No entanto, com a evolução da internet, passaram a existir telenovelas, no Brasil, que foram escritas e desenvolvidas para a plataforma digital. Dessa maneira, esse tipo de narrativa de longa duração começou a se concretizar em um novo suporte.

A transformação do meio analógico para o digital possibilita ao receptor distintas ações que não são e não eram permitidas dentro da tessitura de um telenovela tradicional. Logo, a web novela, em plataforma digital permite uma divulgação diferente, uma vez que os capítulos são disponibilizados através de links encontrados na internet e que podem ser acessados a qualquer hora e qualquer momento, desde que o telespectador tenha em mão algum tipo de dispositivo móvel e acesso à internet.

Apresentarei aqui, como ilustração, a web novela Risco no disco. Ressalta-se que a escolha se deve ao fato dela ter sido a primeira produzida no Brasil, conforme informações disponíveis no site da produtora Operetv. Risco no disco já foi pensada para o meio digital. Não se trata, portanto, tão somente de uma novela que pode ser vista através da internet, como ocorre com as novelas tradicionais veiculadas na TV aberta.

Risco apresenta trinta capítulos disponibilizados na plataforma da produtora Operetv. O primeiro capítulo, escrito por Leandro Barbieri, foi lançado no dia 06 de dezembro de 2012. Cada capítulo dura de vinte a trinta minutos, ou seja, metade da duração de um capítulo de novela tradicional – o que facilita para o telespectador assisti-la em momentos de pressa.

Cada novo capítulo apresenta ao espectador um resumo acompanhado de uma trilha sonora para que ele possa compreender a temática antes de começar a assistir.  Vejamos, a seguir, o resumo de um capítulo de Risco no disco:

Luara Villar está desesperada para encontrar um novo ídolo para sua gravadora. Para isso, procura o ex-astro pop Simon Luace na esperança de que este tenha alguma indicação para ela. Enquanto isso, Ary Ferreira conversa com seu pai sobre a vontade de dar certo na carreira de músico. Capítulo 01

Figura 1Capítulo 01 de Risco no disco

Figura 1 Capítulo 01 de Risco no disco

O que se tem aí, portanto, é uma tradução do formato novela para uma nova mídia, como já acontecera na passagem da novela radiofônica para a televisiva. Dada a imensa penetração dos dispositivos móveis no país, nada mais confortável do que poder assistir a uma novela no caminho de ônibus ou de metrô para ou de volta do trabalho. Tudo parece indicar que, em breve, será uma nova tendência no Brasil. A produtoda Operetv,atenta às modificações do mercado, dá mostras de adaptação às novas tendências para conquistar novos consumidores.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s