Criação e criatividade em rede

Por Valéria Rossi Rodrigues

Não é novidade que a criatividade circula nas redes em velocidade máxima — e, até por ter essa característica, o exemplo que vou trazer tem sido muito discutido. Mas, como acredito tratar-se um evento global de grande impacto midiático, vamos a ele.

Na última edição do Oscar, o famoso selfie (autorretrato) produzido pela apresentadora do evento Ellen DeGeneres, reunindo algumas das estampas mais famosas de Hollywood, bateu recordes de compartilhamento no Twitter. Ellen pediu ao vivo que o público compartilhasse a foto e, em uma hora, sua foto foi compartilhada por 1,2 milhão de usuários. A criação da foto em um meio físico foi capturada por um dispositivo móvel e alcançou o mundo por meio das redes, gerando conteúdo para as mais diversas mídias, além de garantir visibilidade para o patrocinador. Sim, porque não poderíamos deixar de falar que não foi uma mídia espontânea: Ellen já tinha, em seu roteiro, que deveria estimular a exposição da marca do aparelho móvel, causando grande impacto nas redes sociais.

Em “Redes Sociais Digitais”, Lucia Santaella e Renata Lemos afirmam que o Twitter serve como um veículo de difusão contínua de ideias, além de ser um espaço colaborativo. Por ser colaborativa, sua inteligência tende a ser criativa.

Nesta mesma edição do Oscar, um fato curioso — embora não tão expressivo — tomou conta do palco. Ao apresentar a intérprete de uma das canções concorrentes ao prêmio de melhor música, o ator John Travolta se confundiu e criou um novo nome para a cantora Idina Menzel. Embora não seja conhecida pelo grande público, Idina é uma das principais divas do teatro musical e sua performance era uma das mais esperadas da noite, por apresentar a música favorita ao Oscar. Travolta apresentou-a como Adele Dazeem. Não há uma explicação lógica para a substituição do nome; o próprio John Travolta, após alguns dias, tuitou um pedido de desculpas sem justificar a confusão.

A partir da gafe de John Travolta surgiu no Twitter, em exatos oito minutos, um novo perfil. Estava criada na rede a personagem Adela Dazeem. Com apenas quatro tuítes no dia 2 de março, noite do Oscar, o perfil de Adela Dazeem conquistou mais de 20 mil seguidores. Santaella e Lemos observam que celebridades, ao entrar no Twitter, conseguem um numero expressivo de seguidores; portanto, eu diria que podemos assumir que estamos diante da criação de uma celebridade instantânea. Usando uma foto de Idina Menzel para identificação, Adela Dazeem nasceu nas redes para agradecer seu criador Jorn Tromolto em uma brincadeira com a invenção de nome promovida por John Travolta.

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Embora este primeiro perfil tenha tido uma vida brevíssima, logo em seguida, na mesma noite do Oscar, surgiu o perfil Adele Dazeem mais consistente em termos de conteúdo. Até o momento, conta com 118 tuítes e 4656 seguidores. Adele usa como foto de perfil o ator John Travolta caracterizado como seu personagem do musical Hairspray. Os tuítes cessaram em 13 de março, deixando todos os seguidores órfãos de piadas em torno do tema de troca de nomes.

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Mas a criatividade não parou por aí. Um dia após a cerimônia do Oscar, uma página na internet ofereceu uma ferramenta para os usuários “travoltarem” seus nomes. “Travoltify your name” é uma simples e divertida forma de checar como ficariam seu nome e sobrenome apresentados por John Travolta na premiação do Oscar. Até esta data, a página já foi compartilhada 259 mil vezes no Facebook.

Estes exemplos são característicos dos movimentos em rede: indivíduos que, ao serem expostos a estímulos, traduzem e transportam suas criações. Para isto, o Twitter é um cenário fértil, pois combina mobilidade e agilidade. Até mesmo a imposição de 140 caracteres deixa de ser uma restrição quando as possibilidades de produção visual são ilimitadas.

Travoltify your name!

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