#BATUQUEMOS: HUMOR E DIVERSÃO NA PÁGINA DO FACEBOOK DE JACIARA MACUMBEIRA

Por Patricia Coelho

Fonte: Fotos Jaciara Macumbeira

Fonte: Fotos Jaciara Macumbeira

Atualmente, temos plena consciência da força, da propagação e das exacerbadas interações realizadas nas páginas da rede social mais famosa do momento: o Facebook. Dentre os vários perfis fictícios que ganham destaque nessa plataforma, ressalto o perfil de Jaciara Macumbeira. Esta personagem fictícia tem hoje mais de 845 mil curtidas em sua página — o que indica um potencial número de usuários que acessaram e gostaram de seu perfil.

Ao adentrarmos seu perfil, vislumbramos pérolas como: “A quenga posta a foto dos pés na água com a legenda ’vida difícil’ Tá difícil mesmo, querida, se tivesse fácil você tava no caribe e não na praia grande! #Batuquemos.” (7.907 curtidas até hoje); “Coisas gostosas que causam arrependimento em seguida: Homens e Carboidratos. #Batuquemos (4.482 curtidas até o momento);  “Fizeram uma pesquisa na cantina da escola da minha sobrinha Robilene e tinha que escrever qual era o prato favorito, ela escreveu que é o prato fundo pq cabe mais comida.#Batuquemos (3.888 curtidas até agora); e  “Batucando pela alma de quem vai usar o abadá do carnaval o resto do ano pra fazer academia!” (9.733 curtidas até o presente). Comentários como esses nos levam a rir, o que explica os números altíssimos de audiência e repercussão da página de Jaciara! Podemos até dizer que é impossível visualizar a página sem que a personagem nos leve a uma estridente gargalhada.

Com humor e muita imaginação, Jaciara Macumbeira, elemento textual — isto é, construído no e pelo texto —, assume a voz de um narrador-personagem dentro dessa mídia e nos leva a refletir como outros perfis de personagens fictícios (que são arquétipos sociais) ganham espaço nos vários paradigmas socioculturais e históricos que essa personagem constrói e, com eles, dialoga.

Jaciara Macumbeira utiliza-se de diferentes meios do universo digital para concretizar e materializar suas ideias e valores: vídeos, propagandas fake (falsas), fotos, comentários etc. Mas, para manter uma unidade de identidade, ela finaliza quase sempre com um comando “#Batuquemos”, que constitui um conector de isotopia, dentro da teoria semiótica, de sua imagem religiosa.

Assim sendo, Jaciara, como um internauta qualquer do mundo natural, possui sua página no Facebook, tuíta e, ainda, publica fotos no Instagram. A construção de realidade discursiva é tão sinestésica que podemos até nos comunicar com ela. E o melhor de tudo: ela responde. Foi o que aconteceu comigo há dois dias quando eu e meu amigo pós-graduando da USP, Marcos Rogério Martins Costa, publicamos uma solicitação de autorização para que eu pudesse realizar a divulgação deste post e continuar a escrever um artigo em coautoria com o referido pós-graduando. Desse modo, a personagem Jaciara é mais do que uma criação da internet: ela constitui um fato científico passível de estudo que demonstra, com clareza e concretude, o potencial das novas mídias.

Depois do contato, Jaciara me respondeu prontamente. E deixou claro que compreende o interesse despertado por seu perfil fictício em pesquisadores dos meios digitais — os quais fazem reflexões e questionam como esses avatares alcançam legiões de admiradores e seguidores que não se importam (ou não se indagam mais) se Jaciara é uma pessoa empírica ou não. No fim das contas, Jaciara é real para seu público — mesmo que seja por meio de uma relação semiótica entre o texto e seu interpretante. Essa outra realidade construída é possível porque, nessas plataformas digitais, concretizamos nossos desejos de assumir distintas personalidades.

Logo, Jaciara representa apenas um dos muitos perfis fictícios que podem e são criados nas redes sociais, o que nos leva a refletir que, a cada segundo, vivemos mais imersos em uma ecologia, conforme desenvolve Santaella (2009), na qual somos direcionados a um avanço sem precedentes da raça humana. Portanto, o universo digital deixou de ser uma extensão do ser humano e passou a ser, de fato, o ser humano em uma realidade alternativa.

Anúncios

Um comentário sobre “#BATUQUEMOS: HUMOR E DIVERSÃO NA PÁGINA DO FACEBOOK DE JACIARA MACUMBEIRA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s