Facebook, Orkut e Tuenti: três redes sociais e suas especificidades

Facebook vs. Tuenti

Facebook vs. Tuenti

No Brasil de 2010, o Orkut era a rede social mais acessada em nosso país, com 86% dos usuários contra 14% do Facebook, como indicam as pesquisas realizadas na época. Porém, tal realidade mudou rapidamente: no final de 2012, já se comemorava em nosso país a morte do Orkut.

De acordo com dados da infoabril.br, “desde que o uso do Facebook explodiu no Brasil, nos últimos dois anos, o Orkut perdeu gradualmente a relevância. Cheia de bugs e processos judiciais, e com um ritmo muito mais lento de inclusão de recursos do que o concorrente, a rede social começou a ser abandonada. A queda de audiência foi imensa e caiu 43% em relação ao ano passado, de acordo com números da comScore. Antes, a maior rede social do país, o Orkut, chegou a 20,6 milhões de acessos, metade do que foi registrado para o Facebook”.

Mas enquanto em nosso país o Facebook e o Orkut disputavam a adesão de mais participantes, na Espanha e em Portugal, o Orkut nem era utilizado; ou seja, nesses dois países ele é e era praticamente desconhecido por seus habitantes.

Os espanhóis e os portugueses tem uma rede social muito popular entre eles: a Tuenti. Ela foi criada em 2006 pelo americano Zaryn Dentzel, que vive em Madrid e é um site de redes sociais pouco divulgado e até mesmo desconhecido em outros países. Atualmente, a rede social Tuenti possui um total de 9,2 milhões de usuários conforme informações disponíveis aqui.

Assim, como em outros serviços de redes sociais digitais, a Tuenti também apresenta suas especificidades que a caracterizam e a diferem de suas concorrentes. Para ter uma conta na Tuenti, o usuário deve receber um convite de um amigo que já tenha seu perfil lá. Dessa forma, a Tuenti cria uma estratégia de privacidade a partir da qual são seus amigos quem realmente o convidam a se conectar. Essa rede possui usuários muito jovens que afirmam preferir o Tuenti ao Facebook. A razão principal: seria mais difícil seus pais os vigiarem, já que não podem fazer um cadastro sem um convite de outro membro.

Verifica-se ainda, na rede social espanhola, uma intertextualidade com sua concorrente Facebook. Pode-se observar por meio da figura abaixo que a página da rede social espanhola apresenta a mesma forma visual do Facebookou seja, a mesma estrutura temática (fazer amigos), figurativa e cromática (azul e branco), o que faz com que seus usuários não sintam tanta diferença ao optar por essa rede em detrimento a outra.

Perfil Tuenti Patrícia Coelho

Perfil Tuenti Patrícia Coelho

Disponível aqui.

Dessa forma, gostaria de expor que, dependendo do país em que se está, também será variável o tipo de observação obtida sobre as redes sociais. Logo, o que verifico é que, enquanto no Brasil se discute, escreve e publica sobre a morte do Orkut e sua perda de usuários para o concorrente Facebook, em outras regiões o Orkut nem chegou a nascer; e se nasceu, mantém-se de forma prematura. Busquei ainda apresentar, de forma sucinta, a rede social espanhola Tuenti — pouco conhecida no Brasil. Destaquei evidências de que, possivelmente, o que mantém a Tuenti viva e em desenvolvimento na Espanha e em Portugal seja a sua similaridade visual, figurativa e cromática com seu concorrente Facebook. Logo, investigar e se atentar sobre as redes sociais é algo fascinante e instigante, que exige do investigador um olhar atento não somente às novidades de seu país, mas a todas as diferenças que nos cercam.

Por Patrícia Coelho

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s