Nas adjacências do tempo e das redes

A proposta desse post é falar das adjacências e dos bastidores da organização do II Colóquio Sociotramas O Tempo nas Redes. Aqui não pretendo resumir do que tratamos no evento, de forma jornalística, tampouco acadêmica.

Em minha opinião, a coisa mais divertida nos bastidores de um grupo de pesquisa é observar como cada um de nós se expressa. Não estou falando das posições acadêmicas, ideias, teorias nem autores. Estou pensando em cada um, nas interações que se processam entre uns e outros, como também nos momentos grupais que variam dos bem humorados e alegres, aos tensos e debates quentes. Estou falando sobretudo de como nós usamos as linguagens __ oral, escrita, visual __ e das formas como expomos nossas ideias e opiniões. Afinal, estudar as linguagens é a curiosidade central dos semioticistas.

O projeto O Tempo nas Redes nos foi proposto pela professora Lucia Santaella, líder do Sociotramas, no final de 2011. Sua proposta era que cada um de nós abordasse este tema a partir de um ponto de vista diferente. Não pretendíamos ler nem debater questões juntos em reuniões semanais. A ideia era que cada um escrevesse e apresentasse um trabalho sobre o assunto, explorando as questões e os autores que desejasse.

Além disso, desde o princípio, pretendíamos dividir o evento em partes: de manhã, palestras de convidados especiais (André Lemos – UFBA, Martha Gabriel – Anhembi Morumbi e Massimo Di Felice – USP); à tarde, três mesas com apresentações dos pesquisadores do Sociotramas, além de uma palestra de encerramento, que seria ministrada por Lucia Santaella.

O desenrolar do evento foi mediado pela linha imaginária, real e simbólica do tempo. A cada mesa, todos nós procuramos respeitar os 20 minutos que havíamos programado para cada fala, entretanto, em grande parte das apresentações, ultrapassamos alguns minutinhos… Certamente, este conflito do tempo com o propagar das palavras e ideias geraria um excelente debate… Os conteúdos discutidos foram diversificados. Em alguns momentos, foram citados autores em comum; em outros, surgiram divergências. Finalmente, o resultado do esforço grupal apontou para um novo desejo comum: escrevermos novos trabalhos para o futuro Colóquio Sociotramas de 2013, em duplas ou trios.

Este desenrolar de signos ou processo de semiose, como diria Peirce, é muito interessante porque revela como nosso grupo está trabalhando mediado pelas noções de tempo e de redes colaborativas. Se, por um lado, é o tempo que tece o nosso “estar junto” aliado às linguagens e aos signos que produzimos, por outro, ele é o fio condutor que pontua os momentos da nossa história, memórias e construções coletivas. Até o momento, já produzimos ou colaboramos com três eventos: o I Colóquio Sociotramas, em 2011; o Vida Secreta dos Objetos (Edição SP) e o II Colóquio Sociotramas, em 2012.

Olhar novamente as fotos e materiais produzidos é extremamente motivador para continuar fazendo parte desta “cozinha”. Aqui temos debatido ideias, vivido momentos de alegria, correria, falta de tempo, discussões quentes e tranquilas… Esta complexidade relacional é constitutiva de qualquer grupo ou rede de colaboração. Por meio deste exercício ou experiência cotidiana, a gente segue navegando junto nos bons e maus dias, ora mais próximos, ora mais distantes, motivados por diversas inquietações e desejos. E o que move este grupo é  uma curiosidade particular: ela gira em torno das redes, da internet e da cultura digital. Não temos dúvidas de que há muitas ilhas, mares, continentes, momentos de sol, chuva, neve ou tempestades para experimentarmos juntos.

Agradecemos a todos que participaram e colaboraram com a realização do II Colóquio Sociotramas! Nosso muito obrigado aos ouvintes, palestrantes, pesquisadores do grupo, alunos e secretaria do TIDD! Manteremos contatos via Facebook, Twitter e Blog Sociotramas.

Seguem abaixo algumas fotos do evento:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Por Maria Collier de Mendonça

Anúncios

Um comentário sobre “Nas adjacências do tempo e das redes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s